Nos dois primeiros anos de seu filho, o aniversário pode ser comemorado de forma bem simples com um bolinho cortado na mesa da sala de jantar. A partir do terceiro aniversário, vai ser difícil escapar da pressão do menino ou da menina por uma celebração mais bem produzida. Veja algumas opções de festa mais comuns. Os cálculos se referem a pacotes para cinqüenta pessoas.
1. Em casa. Se seu propósito é economizar, cuidado. Freqüentemente, os pais partem da idéia de que festa caseira é a opção mais barata. Quando vão calcular o que gastaram, tomam um susto. Nos prédios, muitos condomínios cobram uma taxa pelo aluguel do salão que pode chegar a 250 reais. Chamar um serviço de bufê para cinqüenta pessoas pode custar 850 reais. Para animar a criançada, têm feito sucesso a piscina de bolinhas (80 reais) e alguma atração adicional, como o mágico ou o palhaço (a partir de 150 reais). Contar com o auxílio de um monitor também pode ser útil (a partir de 100 reais). Como se vê, uma festinha em casa pode custar facilmente mais de 1 000 reais.
2. No bufê. Os bufês se tornaram uma referência de festas bem-sucedidas. Preparam tudo, do convite à lembrancinha. Por baixo, gastam-se cerca de 2 000 reais para grupos de cinqüenta crianças, mas esse valor pode ser bem mais alto caso você escolha decoração e cardápio muito especiais. Há em São Paulo um bufê chamado Billy Willy, onde o menu leva a assinatura do chef Erick Jacquin, um dos mais prestigiados do momento. Lá, o preço da festa pode chegar aos 10 000 reais. O maior atrativo desses lugares é a variedade de brinquedos. Os mais equipados oferecem monorail (trem suspenso), parede de alpinismo, piscina de bolinhas, pula-pula, escorregador, casinhas de boneca e videogames. As apresentações são cobradas à parte. Shows de mágica custam em média 350 reais. Animação e teatro oscilam de 200 a 750 reais. Nos bufês mais disputados, a data da festa deve ser reservada com seis meses de antecedência. A maioria dos lugares dá desconto de até 10% para eventos de segunda a quinta-feira.
3. Nos parques. As grandes cidades oferecem essa ótima alternativa. São os parques de diversão temáticos. Existem parques que imitam uma pequena fazenda, onde a criançada pode tirar leite da vaca e alimentar os animais. Há os famosos parques aquáticos e outros em que os pequenos exploram trilhas e simulam caçadas a dinossauros. O sistema de cobrança é um ingresso individual, e os adultos geralmente não pagam. Os pacotes mais comuns oferecem lanche básico, com sanduíche, batata frita e refrigerante. Salgadinhos, docinhos e bolo não estão incluídos. Prepare-se para pagar entre 1 500 e 3 500 reais para um grupo de cinqüenta crianças.
4. Na lanchonete. As festinhas em lanchonetes são indicadas quando o aniversariante vai convidar até vinte crianças. Acima disso, conter a garotada vira um desafio. O endereço mais procurado pelas crianças é o McDonald's, que tem mais de 500 lojas no Brasil, a maioria com salão de festas. O espaço é gratuito e os pais só pagam o que os convidados consumirem. A única ressalva é que a reserva do espaço deve ser feita com dois meses de antecedência. O preço final da festa acaba compensando. Gastam-se por volta de 200 reais.
5. Na escola. Fazer o aniversário na escola é a opção mais confortável para os pais. Os amiguinhos do seu filho já estão lá e não há necessidade de deslocamento pela cidade. Algumas escolas não permitem a realização de eventos maiores. Entre em contato com os responsáveis pelo colégio para acertar os detalhes. Geralmente, há uma sala especial para o aniversário e os pais podem decorá-la e levar as guloseimas. Em alguns locais, o próprio estabelecimento oferece o serviço da cantina, que prepara os quitutes, além de decorar o espaço conforme o tema escolhido. O gasto dificilmente ultrapassa os 500 reais.
6. No clube. Quem é sócio de um clube tem mais uma opção para a festinha do filho. Normalmente, esse lugar oferece salões de festa, além de toda a área de recreação. O associado tem à sua disposição parte da infra-estrutura do clube, que inclui o parquinho e os brinquedos. Em alguns clubes, é possível contratar o serviço de festas do restaurante. O custo costuma ser semelhante ao da festa em casa mais o valor do aluguel do salão, que pode ficar por volta de 200 reais – só que num lugar bem espaçoso.
7. Piquenique. Se não for época de chuva, que tal convidar os amiguinhos do seu filho para um piquenique no parque da cidade? O custo não é muito elevado. Recomenda-se marcar como ponto de encontro a escola, de onde as crianças podem ser levadas ao parque num microônibus alugado. Aconselha-se fortemente a contratação de um monitor para cada dez crianças. Além do transporte, pagam-se a entrada do parque e o lanche.